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O wifi marketing oferece muitas possibilidades para empresas de todos os tipos: lojas, restaurantes, bares, discotecas, centros comerciais, hipermercados, franquias, barbearias, centros de beleza, hotéis, ginásios desportivos, escolas, universidades, escritórios etc.

Trata-se, em suma, da solução ideal para qualquer negócio em que há concentração de pessoas. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, como você pode utilizar essa estratégia para atrair mais clientes. Boa leitura!

O que é e para que serve o wifi marketing?

O conceito de wifi marketing refere-se às ações realizadas por meio da concessão, aos clientes, do acesso à rede de um determinado estabelecimento comercial.

Um dos principais objetivos dessa iniciativa consiste na obtenção de resultados concretos, não apenas em relação ao incremento da base de dados, mas visando, também, a elevar a eficácia do e-mail marketing, do retargeting, da integração em redes sociais e da compreensão acerca do público-alvo e do segmento de atuação.

Do ponto de vista técnico, é necessário instalar uma rede wifi pública para dar cobertura ao negócio, permitindo que qualquer usuário com um dispositivo móvel possa, mediante registro, acessá-la gratuitamente.

Atualmente, a navegação pelos smartphones está amplamente difundida e vivemos em uma sociedade hiperconectada. Os usuários se movimentam continuamente em busca de redes wifi gratuitas, por meio das quais possam se conectar ao site da empresa para comparar preços, compartilhar conteúdo em redes sociais ou trocar mensagens via WhatsApp.

Durante o processo de compra em um shopping center, por exemplo, essa busca é feita espontaneamente. Então, qual a melhor maneira de obter dados desses clientes do que utilizando um serviço gratuito, como o wifi?

Há algum tempo, muitas empresas têm oferecido acesso wifi gratuito aos seus clientes. Algumas, como um serviço que agrega valor à marca, enquanto outras objetivam aproveitar os dados desses usuários e enviar mensagens publicitárias para os seus celulares.

Como usar o wifi para atrair mais clientes?

  • O primeiro passo é instalar duas redes totalmente diferentes: uma para uso exclusivo do seu negócio e outra para conceder acesso aos seus clientes.

Essa deve ter um nome claramente identificável e facilmente reconhecível para o usuário.

  • Em seguida, você deve escolher o método de conexão com a rede: Facebook, formulário personalizado, PinCodes etc. Uma vez que isso seja estabelecido, redirecione o tráfego para a página desejada e parametrize elementos, como o tempo de conexão autorizado e a velocidade de upload e download.

Graças ao registro, principalmente quando ele é feito via Facebook, você receberá informações, como e-mail, sexo e faixa etária dos usuários.

Além disso, você saberá, por exemplo, os horários de acesso, porcentagens de visitantes, áreas de movimentação e visitas ao site feitas com a intenção de realizar comparação de preços e produtos.

De modo geral, estabelecimentos, como lojas e hotéis, têm uma certa quantidade de clientes fiéis, que continuam a visitar o local. Some-se a isso o fato de que não há ação de marketing mais eficaz do que as recomendações espontâneas.

O acesso liberado ao wifi permite que o seu negócio dê um passo adiante nessa estratégia, permitindo que clientes fidelizados indiquem-no a amigos e familiares quando estiverem em sua loja, momento em que essas conversas podem surgir naturalmente.

Cumpre ressaltar que o wifi marketing é uma solução focada em comunicar uma mensagem diretamente aos clientes em potencial, em troca de oferecer uma conexão gratuita.

Nesse sentido, você terá a plataforma perfeita para realizar publicidade online e divulgar os seus produtos e ofertas de maneira eficaz, atraente e profissional.

Como inspirar os seus clientes?

Lembre-se de que o processo de compra de qualquer consumidor começa com uma boa dose de inspiração. Por isso, o seu blog, as suas imagens e as suas promoções devem sempre alcançá-lo primeiro ou, pelo menos, inspirá-lo mais do que os outros elementos que compõem a comunicação da sua marca.

Portanto, verifique se, em seu website, você tem os seguintes aspectos sob controle:

  • velocidade de carregamento ideal;
  • imagens e gráficos de boa qualidade, coloridos e com o tamanho adequado;
  • conteúdos de qualidade;
  • textos escritos de forma clara, simples e concisa;
  • promoções atraentes;
  • linguagem agradável.

Após garantir todos os itens desse breve checklist, você terá melhores condições de inspirá-los e pode se preparar para o próximo passo: capturar a atenção deles, para o qual o wifi marketing será absolutamente essencial.

Basta colocar em prática as dicas a seguir e você estará pronto para elevar exponencialmente os seus índices de aquisição de novos clientes:

  • inclua promoções atraentes, tanto em termos de qualidade de serviços e/ou produtos quanto em relação aos preços;
  • ofereça produtos e serviços segmentados, ou seja, delineados especificamente para cada tipo de cliente;
  • forneça regularmente informações e conteúdos consistentes, isto é, de acordo com os interesses de seu público e que façam sentido para eles;
  • faça pesquisas e enquetes;
  • analise os comentários;
  • realce os pontos fortes e, principalmente, os diferenciais do seu negócio.

Certamente, com essas dicas, os usuários ficarão intrigados e curiosos, gerando a necessidade de interagir e saber mais sobre o seu negócio. A partir desse ponto, o seu trabalho será fechar a venda e, depois, fidelizar.

Quais são as principais vantagens de usar o wifi marketing?

Conforme mencionado, o acesso ao wifi pode ser uma excelente ferramenta de marketing para a sua empresa. Tenha em mente que, hoje em dia, não são poucos os consumidores que consideram essencial aproveitar o wifi gratuito em locais onde comem, bebem, dormem e fazem compras.

Essa necessidade pode ser explorada pelo seu negócio, a fim de obter as principais vantagens:

Conhecer melhor o seu público

A necessidade de se registrar para poder desfrutar do acesso gratuito à Internet faz com que os usuários forneçam dados de grande relevância e, assim, você pode obter informações sobre quem entrou na sua empresa.

Se você tiver um CRM, essas informações ajudarão sua organização a expandir o seu banco de dados ou, no mínimo, a conhecer melhor os seus clientes potenciais e atuais.

Aumentar o fluxo e o tempo de visita

Com o wifi marketing, você pode direcionar os seus clientes para aqueles lugares que considera mais estratégicos, bem como aumentar o tempo que eles gastam em sua loja descobrindo produtos, orientando-os em determinadas áreas.

Alavancar a inserção da sua marca nas redes sociais

Uma das mais óbvias vantagens do marketing wifi é a conexão direta com as diferentes plataformas sociais. Uma identificação de localização, uma “curtida” ou um comentário podem ser poderosos elementos de publicidade para o seu negócio.

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