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Os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes em nossas vidas e dificilmente você encontrará alguém que não tenha o seu inseparável smartphone no bolso. Esse cenário é perfeito para a utilização do Wi-Fi Marketing.

Assim como a tecnologia evolui, os conceitos de propaganda e utilização dessas ferramentas para alcançar um maior público também se expandiram, fazendo surgir uma série de possibilidades simples e de grande impacto.

Uma delas é o Wi-Fi Marketing, uma forma de estar em contato com o público-alvo por meio de algo que já está presente em sua empresa. Continue conosco e entenda melhor o que é e como funciona esse conceito!

O que é Wi-Fi Marketing?

Praticamente todo local conta com uma rede Wi-Fi, seja para o uso interno da empresa, seja para a comodidade dos clientes.

Porém, por meio da aplicação de tecnologias, é possível transformar essa rede sem fio em um agente de propagação de marketing.

Esse método é uma forma de comunicação direta e eficaz com seus clientes. Os consumidores são atraídos pela conexão grátis, permitindo que você tenha acesso às notificações de seus smartphones e possa enviar, diretamente, ofertas e promoções para suas telas.

O usuário que utiliza a rede é obrigado a ver as notificações enviadas e, como é preciso estar próximo para a conexão funcionar, ele já se encontra no ponto de venda, aumentando as chances de conversão.

Além disso, é possível também inserir um cadastro para a utilização, sendo que a coleta dessas informações pode ser utilizada em ações de marketing futuras, com recolhimento para o seu time de vendas.

Como é o seu funcionamento?

A tecnologia para a utilização do Wi-Fi Marketing ainda está evoluindo, de modo que existem várias soluções, hoje, no mercado, a depender de suas demandas. Primeiramente, do ponto de vista técnico, é preciso criar toda uma infraestrutura de conexão sem fio pública em sua empresa, permitindo que o sinal de internet esteja à disposição dos consumidores que estão no ambiente ou próximos.

É interessante manter duas redes separadas — uma para uso interno e uma disponibilizada aos clientes —, para que não se acabe coletando dados acerca de seus próprios funcionários diariamente e prejudicando a fidedignidade da base.

Como a maioria das pessoas utiliza seu smartphone com a detecção automática de Wi-Fi, a conexão ocorre sempre que um cliente passa perto da empresa. Não é uma boa prática inserir senha na rede, pois isso acaba restringindo o acesso, sendo que o ideal é atingir até mesmo quem passa próximo ao estabelecimento. Hoje, existem, basicamente, quatro modos de funcionamento e que podem ser utilizados. A seguir, você conferirá cada um deles:

Acesso por rede social

Nesse modelo de aplicação, o visitante deve inserir o usuário e a senha de uma rede social, geralmente o Facebook, para poder se conectar, permitindo que sua empresa tenha acesso a várias informações relevantes, como idade, sexo, local, entre outras.

Check-in

O check-in é uma publicação automática do local em que se encontra o usuário que está se conectando — nesse caso, em sua empresa. Em um exemplo simples, digamos que um consumidor tem 300 amigos em uma rede social. Quando ele realizar o check-in para se conectar no Wi-Fi, sua marca estará visível na timeline de todos eles.

Preenchimento de cadastro

Também é possível implementar um cadastro para que a conexão seja autorizada. Como se trata de algo interno e customizável, você pode exigir todas as informações que acha válidas para o seu time de marketing, como e-mail, nome, endereço, entre outras. É preciso lembrar que grandes formulários podem desencorajar os consumidores.

Notificações

O uso de notificações ainda está em desenvolvimento, mas já é possível encontrar algumas soluções nesse sentido. Com essa funcionalidade, pode-se enviar pequenas propagandas de ofertas diretamente para a tela dos smartphones conectados em seu Wi-Fi.

Qual a importância para o seu negócio?

A transformação digital vem mudando os hábitos de consumo da sociedade e novas incursões devem ser feitas para continuar atraindo o público e despertando o seu interesse para a sua empresa e seus produtos e serviços.

A disponibilização do uso de uma conexão Wi-Fi de qualidade é uma ótima forma de atrair os consumidores, já que é preciso ter proximidade para a sua utilização. Além disso, várias outras vantagens podem ser alcançadas. Veja!

Criação de uma base de dados atualizada

A coleta de dados para formação de uma base de clientes é facilitada, já que os consumidores têm interesse em partilhar suas informações em troca do uso da rede. Com isso, o marketing pode juntar uma grande quantidade de leads qualificados.

Visibilidade para a marca

Em locais de alta concorrência visual, como um shopping ou um centro comercial, o Wi-Fi Marketing pode atrair a atenção das pessoas para a sua empresa devido à conexão automática em seus smartphones, além da possibilidade de check-in.

Construção de um melhor relacionamento com o público

A oferta de uma conexão com a internet de qualidade e de forma gratuita é vista como um mimo pelo público, em geral, mesmo que seja necessário algum cadastro para a sua utilização, melhorando, assim, o relacionamento com os clientes.

Aumento das conversões

O Wi-Fi grátis atrai muito mais pessoas para o local, que acabam consumindo seus produtos e serviços de forma natural e aumentando as conversões.

Essa rotatividade de público é fundamental para a rentabilidade da empresa. Além disso, por saber da conexão, é possível que o cliente volte.

Contudo, é preciso ter muita atenção na hora de montar a sua infraestrutura de rede e contar com um fornecedor de confiança, uma vez que conexões lentas podem surtir um efeito contrário, gerando clientes insatisfeitos.

O ideal é buscar por empresas com know-how no planejamento de redes internas e realizar um estudo acerca do número de dispositivos conectados ao mesmo tempo, visando a garantir a qualidade de conexão a todos os clientes e obtendo as vantagens dessa prática.

Ainda podemos esperar muitas novidades e o surgimento de novas tecnologias voltadas para o emprego do Wi-Fi Marketing conforme essa medida vai se tornando cada vez mais comum para as organizações.

A Axes conta com profissionais especializados em redes e pode ajudá-lo com seu projeto, garantindo a qualidade de conexão para os seus clientes. Entre em contato conosco agora mesmo!