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Para garantir maior proximidade aos seus clientes, muitas empresas mantêm presença em diferentes meios: redes sociais, aplicativos de conversa, sites institucionais, entre outros. As plataformas digitais são imprescindíveis para aumentar esse espectro de visibilidade, mas elas não devem ser utilizadas em detrimento dos tradicionais serviços de telefonia.

Isso porque a boa e velha central de atendimento ainda é o meio de contato preferido dos consumidores, segundo um estudo global da Verint realizado pela Opinium Research, muito pelo tempo de resposta mais ágil e os índices de resolução em primeiro chamado.

O que hoje poderia ser problema para manter esse tipo de atendimento nas empresas — custos das ligações, falta de monitoramento sobre a qualidade do atendimento e impossibilidade de gravação do fluxo de dados — é, efetivamente, reduzido com recursos propiciados pela tecnologia: VoIP, cloud computing, internet de alta velocidade, soluções de gravação de chamadas etc.

Neste artigo, apresentaremos algumas dessas soluções, já que os serviços de telefonia têm grande potencial de comunicação e um preço acessível a todos os tipos de empresas. Confira!

1. PABX

O Private Automatic Branch Exchange (PABX), traduzido para troca automática de ramais privados, é exatamente o que o próprio nome diz, uma solução que opera como uma central telefônica.

O equipamento é responsável por interligar todos os aparelhos telefônicos internos da empresa por meio de um sistema de ramais que possibilita a comunicação entre os usuários de forma gratuita e organizada, sem que haja a necessidade da contratação de uma operadora de telefonia.

Seu uso garante o fluxo de comunicação da empresa sem onerar o fluxo de caixa. Sistemas mais modernos permitem a conexão de inúmeros ramais — quantos forem necessários —, com a funcionalidade de bloqueio de determinadas chamadas, relatórios de uso e outros recursos.

2. PABX Virtual

Existe ainda, o PABX virtual, uma evolução digital do PABX tradicional que, por meio do sistema VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), utiliza o tráfego da web para possibilitar o funcionamento do sistema de telefonia.

Além de garantir a mesma integração da comunicação organizacional, não há necessidade de a empresa adquirir aparelhos telefônicos, já que a solução pode funcionar em computadores equipados por softwares específicos e headphones.

Outra possibilidade de utilização dessa tecnologia, caso a empresa já tenha a infraestrutura antiga de telefonia, é associar aos aparelhos telefônicos tradicionais o Adaptador de Telefonia Analógica (ATA), que confere essa possibilidade sem que seja preciso comprar novos equipamentos.

Os gestores ainda podem optar pela aquisição de softphones, caso seja de interesse ter os mesmos recursos da telefonia VoIP em um aparelho específico para atender ligações de qualquer lugar via internet.

3. Gravação de dados

A gravação de chamadas ou dados trafegados pela rede de telefonia da empresa garante mais segurança aos processos de atendimento. Com esse tipo de informação, é possível se resguardar judicialmente, já que a organização pode sofrer processos tanto de clientes quanto de colaboradores, que podem se sentir lesados em alguns de seus direitos.

O sistema, também conhecido como Call Data Record, melhora a gestão de telefonia da empresa, pois permite gravar todas as chamadas recebidas ou efetuadas no âmbito laboral, sendo também de extrema importância para monitorar o serviço de atendimento e aspectos do clima organizacional.

Assim, é possível identificar posturas indevidas, falhas na resolução dos chamados, na linguagem e tom de voz com os clientes ou outros tipos de erros no serviço, que, ocasionalmente, acarretam os litígios citados, muito prejudiciais para a companhia.

4. Fibra óptica

Acesso à rede de internet, canais de televisão, rádios digitais e serviços de telefonia. A fibra óptica funciona por meio do feixe de luz que parte da central da operadora até chegar diretamente aos usuários finais com velocidades acima de 100 Mbps.

É uma opção indispensável para aqueles que buscam acesso mais rápido à internet, além de uma conexão estável, barata e segura, que inviabiliza perdas de dados na conexão, ruídos de transmissão e a necessidade de manutenções constantes:

  • suas dimensões são reduzidas, mas isso não afeta sua capacidade de transportar grandes quantidades de dados;
  • sua atenuação é muito baixa, o que permite grandes espaçamentos entre repetidores;
  • é imune às interferências eletromagnéticas, pois, é fabricada com material dielétrico;
  • sua matéria-prima é de custo baixo e abundante, diferentemente dos cabos de cobre, por exemplo.

5. Data center em cloud computing

Muitas empresas possuem infraestrutura legada de data center e, apesar de darem a devida importância aos processos de TI, pecam em não atualizar devidamente seus recursos, muito pelo alto custo de investimento que isso representa.

Quando os gestores optam por uma infraestrutura em cloud computing, na qual os processos são operados digitalmente, o maior benefício é a escalabilidade dos serviços, que podem ser contratados conforme o crescimento do negócio. Isso é de extrema importância, por exemplo, para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas), que não têm condições de manter os custos operacionais de uma estrutura própria.

Além de escalabilidade, a computação em nuvem promete mais segurança para os dados, principalmente, pela constante atualização dos recursos e medidas adotadas de combate às intrusões, além de alta disponibilidade, já que seus processos podem ser executados de qualquer lugar, a qualquer momento.

Assim, o contratante não precisa planejar, desenhar, implementar e monitorar os recursos, mas escolher, dentro do catálogo de serviços disponíveis, o que é interessante para o tamanho do seu negócio e ramo de atuação, tal qual os níveis de SLA exigidos pela relação:

Enquanto isso, a contratada garante a efetividade das soluções por meio de modelos que agregam valor aos processos da empresa e favorecem a gestão organizacional.

Serviços de telefonia são requisitos básicos para a eficiência corporativa, já que favorecem um meio mais veloz de transmissão de dados, métodos eficazes de armazenamento e tratamento de informações e o respaldo quanto a questões de produtividade e compliance, com a gravação de chamadas.

Também é preciso contratar um parceiro especializado que garanta qualidade nos serviços de telefonia oferecidos aos seus clientes e que possa avaliar as soluções ideais para aumentar a eficácia dos seus processos sem onerar o fluxo de caixa da sua empresa.

Agora que você conhece alguns dos serviços de telefonia disponíveis, entre em contato com a Axes para saber quais são as soluções ideais para aumentar a produtividade do seu negócio!