Tempo de leitura: 3 minutos

Existem diversos livros sobre tecnologia hoje e é sempre bom contar com algumas publicações de cabeceira para se manter antenado em como o mercado está caminhando e quais as últimas tendências.

Em um mundo cada vez mais digital, estar de olho em diferentes visões sobre o setor de tecnologia e procurar por inspiração em grandes gestores pode ser uma forma de estar à frente da concorrência.

Neste post, nós reunimos algumas das principais publicações sobre gestão e tecnologia disponíveis hoje e que podem ser consideradas leituras obrigatórias para qualquer gerente ou profissional de TI atuante. Não perca!

1. Elon Musk – Como o CEO bilionário da Spacex e da Tesla está moldando nosso futuro – Ashlee Vance

Ao longo de todo o livro, Vance nos mostra a trajetória do bilionário, muitas vezes instável e controversa, e a história por trás de algumas de suas empresas, consideradas altamente inovadoras.

Nesse ensaio biográfico, o jornalista Ashlee Vance nos mostra em detalhes a vida de um dos empreendedores mais incríveis de nosso tempo — Elon Musk, alguém comparado a grandes gênios, como Tesla e Ford.

Musk se destaca por não focar seus esforços apenas na busca por lucros, como a maioria dos CEOs, e, sim, por se arriscar constantemente em busca da inovação e na criação de modelos de negócio diferenciados. Essa é uma publicação obrigatória para abrir novos horizontes.

2. Os inovadores – Isaacson Walter

Nesse livro instigante publicado por Isaacson Walter, ele nos leva em uma jornada para entender melhor o processo de inovação e como determinadas tecnologias não podem ser de autoria de uma só pessoa, mas, sim, de um coletivo — os inovadores.

Como um exemplo de sua teoria, o autor apresenta o computador e a internet como duas entidades que só foram possíveis graças à colaboração de milhares de pessoas ao longo de um determinado tempo, resultando no que vemos hoje.

Para demonstrar isso, o autor volta no tempo para contar o desenvolvimento das primeiras tecnologias computacionais e o surgimento da internet, introduzindo os primeiros inovadores, responsáveis pelo pontapé inicial da transformação digital.

3. A cauda longa – Chris Anderson

Em sua publicação, A cauda longa, Anderson chama a atenção para um fenômeno, muitas vezes, esquecido pelas empresas e que é responsável pelo sucesso de muitas organizações, chamado por ele pelo título de seu livro.

A cauda longa se refere ao grande número de produtos dentro do catálogo de uma empresa, sendo a principal responsável pelo lucro real de uma organização.

Mesmo que, na maioria das vezes, as atenções sejam voltadas para apenas um item do catálogo, com maiores esforços de marketing e distribuição, segundo o autor, a diversificação é o segredo para melhorar a receita.

Podemos ver isso claramente quando pensamos em grandes empresas do setor de tecnologia, como o Google, o Facebook, a Amazon, entre outras. Todas elas têm produtos principais, mas mantêm grandes esforços em outras frentes para diversificar sua atuação.

Esses são apenas os principais livros sobre tecnologia que você precisa ler, mas existem outras publicações muito interessantes quando falamos em gestão de negócios e TI. Quem sabe a gente não aumenta esta lista daqui a algum tempo?

Gostou do post? Então, siga-nos agora mesmo no Facebook, no Instagram e no LinkedIn e acompanhe as próximas publicações!