Tempo de leitura: 2 minutos

No mundo digital, a informação é tudo e quem trabalha com tecnologia sabe da importância de se manter atualizado sobre tudo o que acontece. Pensando nisso, reunimos alguns livros para profissionais de TI que podem ajudá-lo a ampliar seus conhecimentos na área.

É preciso lembrar que a tecnologia se mantém em constante evolução e, por conta disso, quem está inserido nesse contexto deve sempre se manter estudando e buscando por novos conhecimentos para que não fique ultrapassado.

Essas informações podem não apenas ser úteis no local onde você está hoje, mas também podem ajudá-lo a repensar a forma como utiliza a tecnologia, a criar processos e a aderir a padrões já consagrados. Confira nossa lista!

1. O Poder dos Quietos – Susan Cain

O livro “O Poder dos Quietos“, de Susan Cain, tenta demonstrar que os melhores profissionais de TI na história eram pessoas tímidas e introspectivas, sem grandes poderes de comunicação, diferentemente do que o mercado busca hoje na hora da contratação.

É uma ótima obra para inspirar pessoas introvertidas para que elas possam entender a sua real força e valorizar as suas reais capacidades, tirando vantagens de pontos específicos de sua personalidade para alcançar cargos que demandem maiores poderes de comunicação.

Por meio de uma extensa pesquisa e com base em sólidos argumentos, Susan contesta a escolha do mercado por profissionais extrovertidos e utiliza histórias reais de pessoas com personalidade quieta que obtiveram sucesso profissional e nível mundial.

2. Scrum – A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

As metodologias ágeis tomaram boa parte do mundo corporativo e, dentre elas, o Scrum tem se destacado como um dos mais queridos por boa parte dos profissionais em diferentes ramos de negócio.

O livro de Jeff Sutherland é uma ótima maneira de conhecer esse framework ágil que ganhou o mundo desde a sua concepção. A publicação aborda toda a história por trás da metodologia, sendo que o autor foi o responsável por desenvolver a primeira equipe a utilizar Scrum, mais de vinte anos atrás.

Esse livro é uma leitura obrigatória para os profissionais que atuam com desenvolvimento de software ou gestão de projetos e também pode ajudar muitos outros. Segundo dados apresentados na própria publicação, sua utilização já aumentou os níveis de produtividade de uma equipe em 1.200%.

3. Quem disse que os elefantes não dançam? – Louis V. Gerstner Junior

O título do livro é uma alusão à necessidade de transformação dentro das grandes empresas, que podem ver suas operações encerradas, caso não se ajustem ao novo cenário digital, e mostra a saga de recuperação da IBM ao repensar seu posicionamento estratégico.

A publicação de Louis é obrigatória para lembrar aos profissionais de TI o quanto o mercado é mutável e a importância da palavra “adaptação” nesse contexto, sendo que tudo pode mudar a qualquer tempo dentro do setor de tecnologia.

Por meio das sacadas ao longo do livro, você pode entender melhor como absorver as mudanças ocorridas no mercado e na sociedade para continuar atuante como um profissional atualizado.

Chegamos ao final deste post e esperamos que nossas sugestões de livros para profissionais de TI possam ser úteis para o seu crescimento como pessoa e também como colaborador.

Tem alguma publicação que você acredita que deveria ter sido mencionada aqui? Deixe nos comentários abaixo!