A internet é uma tecnologia indispensável em qualquer empresa, usada para praticamente tudo no ambiente corporativo. Contudo, é preciso ter uma boa performance para atender às necessidades da organização, ou seja, velocidade, confiabilidade e estabilidade. Por esse motivo, muitas empresas têm optado pela internet dedicada.

Mas, antes de contratá-la, é preciso avaliar alguns fatores. Para ajudar você, vamos explicar melhor o conceito de internet dedicada e o que considerar na hora da contratação. Acompanhe!

O que é a internet dedicada?

internet dedicada é um serviço criado que oferece conexão exclusiva para o tráfego de dados da organização, ao contrário da internet compartilhada, na qual vários usuários dividem os recursos do provedor.

Em outras palavras, todos os dispositivos da empresa utilizam uma internet exclusiva, sem a necessidade de disputar o acesso com usuários fora da organização. Isso é extremamente útil, já que até mesmo usuários domésticos têm problemas com a internet compartilhada — como a indisponibilidade de acesso —, e as empresas não podem correr esse risco.

Em regiões onde a qualidade da internet é menor, como o norte do país, o link dedicado torna-se indispensável.

Quais são suas vantagens?

Veja a seguir quais são as principais vantagens e por que são um diferencial para operação da sua empresa.

Não há oscilação de sinal

A internet banda larga, que é compartilhada, oscila consideravelmente ao longo do dia. Quanto mais usuários conectados, menor a velocidade da internet.

O link dedicado resolve esse problema, já que só os dispositivos e sistemas da empresa usam o canal exclusivo de comunicação de dados reservado a eles. Assim, o sinal é estável, independentemente do horário de acesso.

Garantia da velocidade contratada

ANATEL determina que, em média, pelo menos 80% da taxa de transmissão de dados contratada seja oferecida mensalmente aos clientes, e não menos do que 40% de forma instantânea. As empresas não têm uma performance adequada mesmo com essa garantia se utilizarem banda larga.

Além de ter uma velocidade maior e constante, a internet dedicada traz a vantagem de entregar 100% do valor estipulado. Assim, você recebe exatamente o estabelecido em contrato, otimizando os custos.

Velocidades de download e upload simétricas

Se a velocidade de download da banda larga é baixa, a velocidade de upload é ainda menor. Isso acontece porque a conexão conta com banda assimétrica, ou seja, os provedores podem reservar uma maior parte dos recursos de transmissão para receber dados da rede (download) do que para enviá-los (upload).

A internet dedicada tem banda simétrica, ou seja, as velocidades de download e upload são iguais. É ideal para quem precisa fazer uploads em grande escala.

Tem maior disponibilidade

Um link dedicado garante que a internet fique sempre disponível e, mesmo que aconteça algum problema, ele pode ser solucionado rapidamente. Isso é essencial para o andamento do negócio, garantindo a continuidade do atendimento por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais, e-mail e soluções de telefonia em nuvem.

O que considerar antes de contratá-la?

Antes de contratar o serviço de internet dedicada, é preciso estar atento a alguns fatores determinantes para o seu bom desempenho. Veja quais são eles a seguir.

Número de computadores

Para que o serviço atenda às necessidades de todos os sistemas e colaboradores, é preciso contratar uma velocidade suficiente. Na hora de escolhê-la, você deve levar em consideração o número de computadores — e também de dispositivos móveis, caso eles sejam usados na organização.

Quanto mais computadores acessando a rede, maior deve ser a velocidade de banda do serviço.

Volume de dados compartilhados via internet

Para definir a velocidade da forma correta, é preciso considerar o volume de dados compartilhados pela rede e os tipos de atividades que serão realizadas. Se a empresa pretende usar apenas recursos simples, como enviar e-mails e acessar redes sociais, a velocidade contratada não precisa ser tão alta.

Por outro lado, se a empresa usa a tecnologia da computação em nuvem, precisa fazer videoconferências, ligações VoIP, ou fazer muitos downloads e uploads, é preciso optar por uma velocidade maior.

Suporte oferecido pelo fornecedor

É fundamental escolher um bom fornecedor de internet dedicada para ter a garantia de que a empresa está fazendo o melhor investimento. O provedor deve não só prestar o suporte adequado e resolver rapidamente possíveis problemas de conexão, mas também solucionar as dúvidas dos clientes e ajudá-los a escolher a melhor opção de serviço para o negócio.

Como você pôde perceber, a internet dedicada tem muitas vantagens em relação à compartilhada, e é a melhor opção para empresas que precisam de uma conexão de qualidade, o que aumenta a produtividade e a competitividade do negócio.

Você se interessa pelo assunto e quer receber mais conteúdos como este em seu e-mail? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!