Os avanços e as inovações tecnológicas atingem todos os setores e ramos de atividade. Com as telecomunicações, isso não é diferente: os dispositivos tradicionais perdem sua viabilidade enquanto soluções mais modernas e eficazes se consolidam, como no caso do interfone virtual, cujo sistema é muito mais seguro e inteligente.

Você entenderá, ao longo deste artigo, por que o interfone virtual é imprescindível para os condomínios e quais as principais vantagens de sua utilização. Boa leitura!

O que é um interfone virtual?

O interfone virtual é uma solução que visa a facilitar a comunicação dos apartamentos com a portaria. O dispositivo promove a integração entre os smartphones ou tablets dos condôminos.

Essa solução proporciona inúmeras facilidades, entre as quais, destacam-se:

  • a possibilidade de usar aparelho fixo por IP;
  • o baixo consumo de dados sem, para isso, comprometer a qualidade das ligações;
  • a simplicidade na transferência de chamadas — via toques sequenciais;
  • a possibilidade de toque simultâneo em mais de um ramal.

Quais são as principais vantagens da utilização do interfone virtual?

O interfone virtual torna possível atender chamadas a partir de qualquer lugar. Isso significa que, além de econômica, essa tecnologia é mais prática e segura, trazendo vantagens, como:

Menor custo

A despeito de representar um importante avanço tecnológico, o interfone virtual é mais simples e barato em comparação aos sistemas convencionais. Sua instalação necessita, apenas, de uma tomada.

Desse modo, não é necessário empregar cabos, fios ou procedimentos complexos de manutenção. Caso seja incorporado, desde o início, ao projeto do condomínio, o interfone virtual dispensará, até mesmo, o lançamento de dutos, barateando e agilizando as obras.

Maior segurança

O interfone virtual proporciona uma maior segurança, pois, apenas as pessoas que tiverem o Softphone configurado no PABX Virtual (criado exclusivamente para o condomínio em questão) poderá efetuar ligações entre os ramais.

Isso significa que, caso uma pessoa tente, por si só, efetuar a liberação por um celular sem o app, ela não terá sucesso. Afinal, toda a comunicação estabelecida entre os condôminos e a portaria é realizada pelo interfone virtual.

Autorização rápida de entregas e visitas

Os moradores podem atender ao interfone mesmo se estiverem longe de casa. As visitas esperadas podem, por exemplo, aguardar com mais conforto até que o condômino chegue.

Tal praticidade se estende, também, ao recebimento de entregas e à visita de prestadores de serviços. O condômino não terá mais que “ficar preso em casa” aguardando a chegada de uma entrega ou da pessoa que fará algum reparo no apartamento.

Como esse sistema é composto?

O sistema é composto por um aplicativo (Softphone): basta o cliente contratar o serviço e, depois, fazer o download direto nas lojas. A seguir, ele recebe um código de acesso e o número de seu ramal.

Para utilizar, basta uma conexão de internet e pronto: o morador pode realizar ligações, a partir de seu ramal, diretamente para a portaria.

O que pode acontecer se houver quedas de energia ou problemas na conexão?

Uma vez que, ao ser instalado, o interfone virtual deve ter acesso a, pelo menos, 2 conexões de internet (de preferência, de operadoras diferentes), é possível evitar interrupções nos serviços.

Quanto à energia elétrica, o prédio pode acionar os seus sistemas de redundância, a fim de garantir, em caso de falhas, os serviços essenciais para o correto funcionamento da infraestrutura do condomínio.

Vale ressaltar, por fim, que o interfone virtual oferece inúmeros benefícios para todos os que vivem e trabalham no prédio. Além dos baixos custos de manutenção e instalação, a solução assegura comodidade, tranquilidade e, o mais importante, segurança, cumprindo o maior objetivo de qualquer inovação tecnológica: elevar a qualidade de vida das pessoas.

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