O seu negócio está pronto para o novo ano que está começando? Você já sabe tudo sobre os problemas que vai enfrentar e as brechas que podem surgir? Caso ainda não tenha feito, está na hora de começar o seu planejamento 2019.

Mais um ano que se inicia e, com ele, vários desafios e oportunidades de crescimento para a sua empresa virão, mas, para atingir metas, melhorar resultados, aumentar vendas e outros aspectos positivos, é preciso planejar.

Para ajudar você e sua empresa a começarem 2019 com tudo, decidimos criar um post sobre como realizar o seu planejamento para este novo ano e melhorar todos os seus indicadores. Continue conosco e prepare-se para um próspero ano novo!

O planejamento

O planejamento é uma das principais ferramentas gerenciais, permitindo que se projete o futuro por meio de metas claras que nortearão as ações da organização durante o percurso até que atinjam o objetivo inicial traçado.

Ele é uma ferramenta de previsão, que funciona apenas como um guia, preparando o gestor para os cenários futuros e permitindo que se tracem estratégias para as possíveis situações adversas ou oportunidades que possam surgir.

Existem três níveis básicos de planejamento, sendo que cada um deles é aplicado em uma situação diferente. São eles:

  • planejamento estratégico: é baseado na visão e na missão da empresa, traduzindo esses dois elementos nos objetivos centrais da organização para este ano e, geralmente, é elaborado pela gerência;
  • planejamento tático: resulta da decomposição dos objetivos gerais criados em formas de metas que deverão ser atingidas pelos distintos setores da empresa;
  • planejamento operacional: é o plano de ação, criado mais próximo das atividades e que prevê a forma como as metas serão atingidas, sendo composto por cronogramas, alvos e tarefas para cada setor da empresa.

Um planejamento anual da organização deve ser uma combinação entre os três níveis, sendo que, a partir da estratégia, todos os outros podem ser derivados. Em grandes corporações, os planejamentos táticos e operacionais podem ser realizados por gerentes e colaboradores.

A importância do planejamento

Estamos vivendo na era da transformação digital e já não existe mais espaço para decisões tomadas com base no instinto. O mercado se modifica em uma velocidade assombrosa, com novas tecnologias e modelos de negócio surgindo todos os dias.

Em um ambiente altamente competitivo como esse, a única chance de sobreviver e prosperar é por meio de um planejamento sólido, construído em cima de objetivos estratégicos e palpáveis. Em um mundo caótico como este no qual estamos inseridos, planejar-se é estar preparado para qualquer mudança.

Os padrões de comportamento dos consumidores mudam mais a cada dia, absorvendo a cultura digital e com novas exigências para as empresas. A falta de um planejamento eficaz de adaptação pode ser altamente prejudicial aos negócios.

As dicas para o planejamento

Separamos algumas dicas simples, porém, preciosas, que podem ajudá-lo a criar o seu planejamento para o ano de 2019. Veja!

Avalie os dados do ano anterior

Antes mesmo de iniciar o plano para este ano, é preciso analisar aquilo que ocorreu em 2018. No caso de você já ter escrito um planejamento para o ano passado, essa autocrítica fica ainda mais simples, pois pode avaliar o que deu ou não certo e quais foram as razões.

Além disso, analisar todos os seus indicadores do ano passado pode ser de muita ajuda para estabelecer os objetivos para o futuro — por exemplo, você pode entender se seus produtos e serviços estão atendendo as demandas dos clientes, se suas ações de marketing estão tendo resultado ou se o volume de vendas está como o esperado.

Com base nessas informações, é muito mais simples entender quais são as suas principais demandas para o ano de 2019 e, então, buscar formas de atingir essas metas.

Busque ajuda na tecnologia

Nosso mundo é, agora, gerido por dados, e toda e qualquer decisão, por mais simples que pareça, será mais bem tomada se o gestor tiver informações que permitam uma melhor análise da situação.

Por conta disso, contar com a tecnologia e novas soluçõese ferramentas é cada vez mais fundamental em todos os ramos de negócio e independentemente do tamanho da empresa.

Dessa forma, é interessante, para 2019, separar um espaço para a modernização de alguns de seus processos e para a implantação de ferramentas tecnológicas, permitindo, assim, a coleta de dados, o que melhorará o desempenho geral da empresa no futuro.

Torne sua equipe mais produtiva

A gestão de pessoas também faz parte do planejamento anual e pode-se melhorar muito a produtividade de um time com algumas mudanças simples e pontuais, buscando eficiência e colaboração. Os colaboradores podem ser tidos como o principal ativo de uma organização, já que é por meio deles que todas as atividades são realizadas, sendo que a insatisfação ou a desmotivação podem ser altamente prejudiciais para os resultados da empresa.

Com isso, é preciso manter um lugar especial para os colaboradores dentro do planejamento para 2019, buscando ações que possam melhorar o ambiente de trabalho e enxugando processos e atividades, visando a melhorar o ritmo de trabalho e a evitar frustrações.

A utilização de ferramentas de rastreamento de tarefas e o compartilhamento de informações também podem ser uma boa ideia para melhorar a produtividade, pois, facilitam o trabalho no dia a dia das equipes.

Reavalie seus custos

A elaboração do planejamento estratégico deste ano é o momento perfeito de realizar todos os seus processos e entender quais as oportunidades de cortar custos. Algumas informações, como o CAC — Custo de Aquisição de Clientes —, podem ser avaliadas com base nos dados do último ano, e ações podem ser planejadas como forma de melhorar o indicador, resultando na atração de mais consumidores com menores investimentos.

O momento também pode ser aproveitado para a busca de novos fornecedores, com a pesquisa de preços e formas de pagamento, sendo que a aquisição de matéria-prima também pode ser uma forma de baixar custos de produção.

Essas foram apenas algumas dicas de como você pode montar o planejamento 2019 e os principais pontos a serem analisados para ter sucesso neste ano.

Agora, entenda mais sobre gestão empresarial estratégica e dê um up em sua administração!