Os atuais ambientes competitivos estão cada vez mais acirrados. Somente as empresas que se dedicam continuamente a estabelecer processos eficientes para fornecer mais valor a seus clientes conseguem sobreviver e prosperar. Nesse contexto, os indicadores de produtividade adquirem extrema importância.

Afinal, sem uma estratégia claramente definida, não há como ter certeza de que os diferentes atores estão a unir forças em direção a um objetivo único e relevante que garanta a lucratividade da organização.

Todavia, essa tarefa não se esgota com o estabelecimento de objetivos estratégicos: é imprescindível saber se eles estão sendo atingidos. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, os principais indicadores que ajudarão você a conquistar os melhores resultados para a sua empresa. Boa leitura!

Indicadores de desempenho de processos

Os indicadores de desempenho de processos são ferramentas de gerenciamento essenciais para mensurar a performance de uma organização. Com eles, é possível acompanhar se as metas delineadas estão sendo alcançadas e qual é o percentual de melhoria ou piora em relação aos indicadores definidos.

É possível, basicamente, medir qualquer atividade que gere números ou valores. Tudo dependerá de descobrir quais são as métricas mais importantes, para não perder tempo verificando aquelas que não são tão relevantes para a operação.

É aí que entram os famosos KPIs (sigla inglesa para Indicadores-Chave de Desempenho, em tradução livre). Trata-se da melhor forma de mensurar os resultados de negócio, pois o acompanhamento é realizado a partir da análise dos indicadores mais importantes.

Indicadores estratégicos

Um elemento essencial do planejamento estratégico consiste na verificação do grau de realização dos objetivos da empresa. Portanto, vinculado a qualquer planejamento, deve existir um sistema de indicadores que associe as medições a cada uma das metas vinculadas a ele.

Além de serem uma ferramenta indispensável para conhecer a eficácia do planejamento, os indicadores estratégicos são valiosos para identificar as oportunidades de melhorias a serem introduzidas na organização.

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade são instrumentos de mensuração, de natureza tangível e quantificável, que permitem avaliar a qualidade de processos, produtos e/ou serviços para garantir a satisfação do cliente.

Em outras palavras, eles mensuram o grau de conformidade com as especificações de uma determinada atividade ou processo. Isso é feito, geralmente, com base em um padrão que responde ao nível de qualidade objetiva que a empresa espera e deseja atingir.

Indicadores de turnover

Turnover é um termo inglês que pode ser traduzido por “rotatividade” e que, na área de recursos humanos, é utilizado para determinar a taxa média entre admissões e saídas em relação ao quadro de funcionários de uma determinada organização.

Essa taxa de rotatividade deve ser encarada como um indicador de saúde empresarial, que expõe se há ou não uma alta substituição de profissionais. Segundo especialistas, as empresas que apresentam um turnover acima de 5% podem ter vários problemas em relação a seus concorrentes.

Embora todos os indicadores de produtividade mencionados sejam de grande importância, há outros que também podem ser utilizados em seu negócio. Por isso, é preciso escolher aqueles que realmente trarão benefícios específicos para a sua empresa.

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