Dicas

Fibra óptica para jogar online: conheça as principais vantagens

Por 28 de fevereiro de 2019 agosto 30th, 2019 No Comments
Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos de nós cresceram junto à evolução dos vídeo-games e o que era uma diversão, muitas vezes, solitária ou que apenas envolvia alguns poucos amigos do bairro e vizinhos se tornou algo maior. Hoje, é possível compartilhar partidas com o mundo todo. Nesse contexto, a fibra óptica para jogar online se apresenta como uma solução aos entraves de nossa internet.

Não é novidade que nosso país tem alguns problemas estruturais e a distribuição de sinal da web é um deles, sendo que a maioria das soluções comuns não serve para quem busca diversão online, uma vez que os jogos modernos exigem alta capacidade de troca de dados.

A solução seria investir em fibra óptica para jogar online, garantindo, assim, uma série de vantagens que apenas esse modelo de comunicação é capaz de oferecer. Neste post, vamos listar para você quais são esses benefícios. Confira!

Maior capacidade de transmissão

Quando falamos em fibra óptica, estamos falando em uma tecnologia com muito mais capacidade de transmissão de dados e troca de informação que os fios de cobre, mais utilizados na maioria das conexões comuns.

Essa capacidade de transmissão é fundamental para quem joga online, pois permite manter as partidas em alto nível e ter seus comandos respondidos em tela com a sensação de tempo real, evitando problemas de atrasos, principalmente em carregamentos.

Conexão de alta velocidade

Diferentemente da internet banda larga por cabo, a fibra óptica garante a estabilidade e a velocidade da conexão com a web. Essa rapidez muito maior de conexão tem relação direta com a tecnologia utilizada na fabricação dos fios.

Em contraste com o cobre, comumente utilizado na produção dos cabos de conexão, a fibra óptica é composta por sílica ou vidro em seu interior, sendo muito mais fina e conseguindo manter velocidades de transmissão muito mais altas.

Atualmente, os cabos de fibra óptica podem garantir uma velocidade de até 100 GB/s, mesmo em horários de pico, nos quais boa parte das pessoas está utilizando a internet. Você não sentirá nenhuma mudança em sua jogatina!

Menor degradação de sinal

Os cabos comuns, compostos em seu interior por cobre, fazem a transmissão de dados por meio de sinais elétricos. Esse tipo de conexão apresenta dois principais problemas: a perda de sinal por enfraquecimento do pulso elétrico e as interferências eletromagnéticas que pode sofrer.

Na fibra óptica, os sinais são traduzidos em sinais de luz em uma ponta do cabo e traduzidos novamente quando chegam à outra ponta. Dessa forma, viajam pela extensão do fio como sinais de luz, evitando a degradação de sinal ou a perda de pacotes. Além disso, o fio também não sofre com qualquer tipo de interferência, podendo ser instalado próximo a aparelhos que emitam sinais eletromagnéticos.

Menor latência

A latência é o termo utilizado quando se descreve atrasos que podem ocorrer na entrega de um pacote de dados em seu percurso entre um ponto e outro. Ela é mais conhecida no mundo dos games como Ping e é uma das principais responsáveis pelo Lag — jogabilidade prejudicada pela lentidão da conexão.

A fibra óptica elimina o excesso de latência, pois não sofre com boa parte dos problemas que afetam diretamente a experiência do usuário que utiliza os cabos de cobre. Ou seja, os envios de pacote se tornam mais rápidos e confiáveis.

A fibra óptica para jogar online é a melhor solução, evitando que você sofra com dores de cabeça por perder partidas seguidas ao não contar com uma conexão de internet de qualidade.

A Axes é uma empresa de tecnologia pioneira em Manaus e pode ajudá-lo a instalar uma infraestrutura de fibra óptica para a sua jogatina. Entre em contato conosco e veja o que nossa equipe pode fazer!