Tempo de leitura: 4 minutos

Quando falamos em Wi-Fi para empresas, muitas pessoas já começam a ter dor de cabeça, uma vez que manter o acesso sem fio em muitas organizações é um problema constante, em razão de instabilidades e quedas de sinal.

Com a sociedade se tornando cada vez mais digital e móvel, o Wi-Fi deixou de ser algo simples e apenas um complemento ao cabeamento para se tornar uma das principais formas de conexão dentro das empresas, o que exige maior cuidado em sua instalação e manutenção.

Neste post, nosso objetivo é mostrar para você que é possível criar um ambiente de acesso sem fio de forma prática e simples e livrar-se das dores de cabeça geradas por instalações de Wi-Fi mal feitas e planejadas. Continue conosco e confira!

Os principais problemas da conexão sem fio

O Wi-Fi tem se tornado o principal meio de comunicação com a internet e isso é muito simples de entender: o número de smartphones no mundo disparou nos últimos anos, tornando a conexão sem fio algo fundamental para a realização de diversas atividades.

Segundo dados da 29ª Pesquisa Anual do Uso da TI, realizada pela FGV — Fundação Getúlio Vargas —, no Brasil, já ultrapassamos o número de um smartphone por habitante, um dado que apenas reforça a importância de uma rede Wi-Fi de qualidade.

Além disso, a conexão sem fio também tem um papel fundamental no desenvolvimento de outras tecnologias, como a Internet das Coisas, que depende de um ambiente estável de comunicação Wi-Fi para ser implantada com sucesso.

Infelizmente, devido ao seu papel de coadjuvante até algum tempo atrás, muitas empresas negligenciaram a implantação de suas redes sem fio, causando uma série de problemas comuns que trazem muita dor de cabeça e prejuízo. Entre os principais pontos que podem ser destacados, estão:

  • falta de cobertura: as chamadas áreas de sombra dentro do espaço da empresa, no qual o sinal não pode ser acessado;
  • baixo tráfego de dados: a infraestrutura de rede sem fio não suporta um grande nível de comunicação, prejudicando o uso de softwares na nuvem para a realização de atividades do dia a dia;
  • problemas de atualização e manutenção: falta de um mapeamento dos equipamentos que dificulta realizar um acompanhamento adequado para controle;
  • perda de produtividade: com um sinal inconstante e fraco, os colaboradores podem enfrentar problemas para realizar suas atividades diárias;
  • falta de segurança: rede totalmente descoberta de segurança, facilitando a entrada de cibercriminosos e outras pessoas mal intencionadas.

As dicas para se livrar dos problemas na rede

Você deve ter se identificado com alguns dos problemas apontados logo acima acerca das dificuldades encontradas na maioria das empresas com relação ao Wi-Fi, mas não se preocupe, pois vamos listar também algumas dicas que ajudarão você a melhorar sua rede sem fio.

Faça um planejamento

Para qualquer atividade que será realizada, o planejamento é um ponto importante, pois permite verificar, de forma anterior, se o que será aplicado pode ou não funcionar e é uma etapa fundamental para o sucesso de uma implantação de Wi-Fi.

É preciso identificar os locais em que será necessário instalar os equipamentos, as prováveis áreas de sombra, as atitudes que deverão ser tomadas para evitá-las, entre outros pontos que poderão demonstrar uma planta inicial do projeto de infraestrutura de rede sem fio.

Adquira bons equipamentos

Ao realizar seu planejamento, você poderá verificar todas as suas demandas em termos de equipamentos, sendo necessário sempre buscar por qualidade para não prejudicar todo o trabalho de implantação de um Wi-Fi eficiente.

Com uma boa planta de infraestrutura em mãos, você terá a certeza de que adquirirá apenas aparelhos necessários, otimizando seu investimento e conseguindo realizar a compra de melhores equipamentos.

Melhore o sinal

Mesmo que você já tenha uma infraestrutura ou esteja implantando uma nesse momento, pode-se encontrar formas de melhorar o sinal e garantir a qualidade das conexões sem fio dentro da empresa.

Além disso, o ruído pode prejudicar muito a conexão, devido a sinais emitidos por outros aparelhos eletrônicos, como:

  • torres de celular;
  • satélites;
  • roteadores de outros locais.

Dentro das configurações do seus equipamentos, é possível escolher o canal com o menor nível de interferência e garantir melhores conexões aos usuários. Técnicos capacitados também podem analisar o ruído e identificar as causas do problema, criando estratégias para evitá-las.

Realize a manutenção periódica

Um erro comum dentro das organizações é deixar de realizar um acompanhamento periódico de sua rede sem fio, pois, dessa forma, não se tem consciência da necessidade de atualização até que um problema venha a acontecer e prejudicar o negócio.

O ideal é criar um plano de manutenção preventiva, que vise a manter um controle sobre todos os equipamentos que fazem parte da infraestrutura de rede sem fio, evitando, assim, que qualquer problema venha a ocorrer e permitindo a tomada de ações preventivas.

Proteja a rede de intrusos

Outro grande problema é a segurança da informação em redes sem fio. Até algum tempo atrás, o Wi-Fi era tratado como uma cortesia para visitantes em uma empresa e, com isso, não havia nenhum tipo de proteção na rede.

Com seu uso corporativo, manter a configuração padrão dos aparelhos põe em risco o negócio, permitindo que qualquer um com alguns conhecimentos em rede possa ter acesso à infraestrutura.

É preciso utilizar técnicas de proteção, como alterar o nome da rede, criar uma política de senhas, entre outras ações.

A importância de contratar uma provedora de internet

Uma provedora de serviços de TI pode planejar e implantar uma infraestrutura de conexão sem fio em sua empresa de forma simples e rápida, evitando as dores de cabeça de investimentos mal realizados.

Além disso, empresas como essa contam com vários profissionais qualificados para o trabalho e com várias horas de experiência em projetos semelhantes, o que garante ainda mais a qualidade do trabalho realizado por eles.

O ideal é que você não desperdice tempo planejando sua rede Wi-Fi sozinho e, sim, busque por um parceiro qualificado para realizar esse serviço. Algo muito mais simples e com retorno garantido para você.

O Wi-Fi para empresas é cada vez mais fundamental, mas não é preciso apenas contar com uma conexão sem fio — ela deve estar adequada às reais necessidades de sua organização hoje, facilitando a vida de seus colaboradores.

A Axes é uma empresa de tecnologia especializada nesse tipo de projeto e pode ajudar você a otimizar a sua rede Wi-Fi. Entre em contato conosco agora mesmo!