O data center virtual é possível devido às soluções em cloud que garantem acesso a um servidor, para armazenamento de informações e execução de processos totalmente virtualizados.

Também chamada de IaaS (Infraestrutura como Serviço), essa possibilidade melhora a gestão organizacional à medida que torna todo o setor de TI mais barato, flexível, produtivo, escalável e seguro.

PMEs que antes não tinham condições de competitividade devido à sua infraestrutura obsoleta e à falta de recursos para investimento em sistemas legados (softwares ainda utilizados e que foram desenvolvidos há algum tempo, por isso, contam com tecnologias abandonadas pelo mercado). passam a ter acesso ao que há de mais novo em tecnologia.

Os serviços de TI podem, inclusive, ser contratados conforme o uso, o modelo de negócio e a capacidade de investimento da empresa, o que, até pouco tempo atrás, era inimaginável sem as aplicações em cloud.

Continue a leitura deste post e entenda um pouco mais sobre as vantagens de se contratar um data center virtual para uma PME!

Redução de custos

Antes, pequenos e médios empresários precisavam fazer altos investimentos para adquirirem infraestrutura própria, com hardwares avançados, licenças de softwares, links de Internet, servidores etc.

Isso sem contar os valores para arcar com os custos da infraestrutura física: energia elétrica, equipamentos de segurança, refrigeração e equipe de profissionais qualificados para desenvolvimento, suporte e manutenção dos sistemas.

Com um data center virtual e a possibilidade de contratação de uma infraestrutura escalável para atender as demandas conforme o crescimento da empresa, todos os valores que seriam gastos com investimento em uma estrutura legada podem ser alocados em setores estratégicos, para aumentar a produtividade da empresa.

Dessa forma, paga-se apenas pela estrutura que será utilizada, o tráfego na Internet é incluído e, ainda, a empresa não precisa mobilizar capital para a compra de equipamentos caros que poderiam se tornar obsoletos rapidamente.

Outra vantagem é a diminuição do risco de investimento, uma vez que é possível planejar adequadamente os valores que serão gastos em soluções, conforme a demanda, o que facilita a organização do fluxo de caixa da PME, imprescindível para o sucesso do negócio.

Disponibilidade

Essa também é uma possibilidade exclusiva de estruturas virtualizadas. Com um data center, as soluções ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana e acessíveis de qualquer lugar.

Essa alta disponibilidade é baseada na eficiência das operações e na capacidade de atendimento da empresa contratada, mas minimiza os prejuízos incalculáveis, como a perda de vendas, que poderiam ocorrer por uma falta de energia se a infraestrutura fosse da própria vizinhança, por exemplo.

Os data centers são devidamente equipados para prover energia de outras formas e evitar problemas como esse — com nobreaks e geradores, por exemplo —, assim como têm equipamentos programados para realizarem backups, que evitam a perda de dados, já que também se encontram instalados numa infraestrutura física.

Produtividade

Como as soluções são altamente flexíveis, personalizáveis e de interface intuitiva, a facilidade de implementação e gestão de dados e processos na nuvem também é uma grande vantagem para as pequenas e médias empresas.

Isso permite que todos os usuários, independentemente de seu nível de conhecimento em tecnologia, acessem a infraestrutura com agilidade e sem a necessidade de treinamentos constantes.

Dessa forma, a equipe se torna muito mais produtiva, já que também pode acessar os dados e realizar as tarefas de qualquer lugar, o que aumenta a capacidade de trabalho da empresa, pois favorece o home office, por exemplo.

Escalabilidade

Esse é um aspecto imprescindível para a manutenção da competitividade de PMEs. Com o data center, os empreendedores podem facilmente adquirir, aumentar ou reduzir a capacidade de seus sistemas, contar com o suporte especializado constante e, ainda, agir rapidamente em situações de falha.

A escalabilidade abrange a disponibilidade do sistema em locais adicionais, possibilidades de conectividade e de energia. É a característica que permite atender aos clientes e parceiros de negócio com os mesmos requisitos de qualidade exigidos pela fornecedora do serviço.

Segurança

Data centers virtuais são mais seguros que servidores locais por questões de tecnologia empregada e pela constância das atualizações, pois a infraestrutura legada está sempre sujeita à capacidade de inovação da empresa e à qualificação dos profissionais que lidam diariamente com os sistemas.

Por isso, terceirizar as soluções de TI em cloud garante que os dados corporativos estejam mais seguros em caso de possíveis falhas ou danos de hardware ou software locais.

A segurança também é privilegiada porque acontece a replicação das informações em diferentes servidores, de modo que, se o equipamento principal falhar, há continuidade do processo no data center secundário.

Esse nível de segurança da informação não é possível em infraestruturas legadas, especialmente quando abordamos a mitigação de vulnerabilidades e a possibilidade de combate a intrusões com ferramentas específicas e criptografia de informações compartilhadas.

O data center também mantém conformidade com o compliance do setor, e garante, com isso, adequação quanto à legislação de proteção de dados — Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e General Data Protection Regulation (GDPR) na União Européia, por exemplo.

Isso aumenta a privacidade e a segurança da informação acessada e compartilhada, assim como outras formas de controle, como a restrição hierárquica de acesso aos locais de uso privado, o uso de firewalls e os sistemas de detecção e prevenção de intrusões.

Qualidade

Outro benefício das infraestruturas terceirizadas é a atualização constante de todas as soluções utilizadas, além das já comentadas necessidades de replicação de dados, backup e manutenção de equipamentos.

Isso libera as equipes de TI e os gestores do setor para trabalharem com questões mais estratégicas, que realmente importam para o desenvolvimento dos processos do negócio, o core business da empresa. Além de gerar uma economia fantástica, em salários que seriam pagos para uma equipe própria, evita gastos com retrabalho e problemas.

O diferencial de um data center é a sua especialização no atendimento das demandas. Essa governança e conformidade podem ser atestadas por certificações, como a Tier, o ISO 27000, o PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standards) e o SOC (System and Organization Controls), por exemplo.

À medida que mudam as necessidades dos negócios, é preciso que o data center seja flexível e capaz de manter essas vantagens em suas soluções, para suportar o crescimento de seus negócios e garantir a eficácia de seus clientes.

Agora que você sabe por que o data center pode ser uma opção vantajosa para a sua estratégia, entre em contato com a Axes e conheça as soluções personalizadas que disponibilizamos para a sua empresa!