Tempo de leitura: 2 minutos

A transformação digital nos trouxe vários avanços tecnológicos, e um deles foi o armazenamento em nuvem (Cloud), onde muitas empresas estão aderindo à utilização dessa ferramenta, devido aos seus inúmeros benefícios.

Contudo, ainda existe um pouco de resistência quando o assunto é armazenar documentos e demais dados em servidores remotos, o que é natural, uma vez que a preocupação com a segurança digital deve sempre ser uma prioridade.

Neste post, nossa intenção é focar nos principais benefícios que o armazenamento em nuvem pode trazer para a sua empresa e mostrar que essa ferramenta é, sim, muito segura, podendo ser ótima para ajudar a reduzir custos e melhorar a produtividade. Continue conosco e confira!

Redução de custos

Manter uma infraestrutura de servidor localmente é algo caro e que demanda uma equipe focada apenas nisso. É preciso não só montar todo o ambiente tecnológico, como também garantir a sua manutenção constante.

Quando falamos em armazenamento em nuvem, esses custos desaparecem. No serviço de Cloud Storage, o fornecedor entregará um ambiente pronto, sem que você tenha que se preocupar com nada além de armazenar suas informações.

Flexibilidade e disponibilidade

Pague apenas pelo que utiliza e conte com a flexibilidade e disponibilidade de recursos computacionais sempre que necessário.

Por exemplo, se você demanda mais espaço de armazenamento, com poucos cliques, é possível ampliar seu repositório — se não precisar mais, basta reduzir seu pacote contratado e diminuir, assim, os seus custos.

No caso de manter um servidor local, você precisaria comprar novos equipamentos a cada demanda pontual. Se não fosse mais necessário no futuro, não poderia simplesmente devolvê-lo.

Compartilhamento de informação

O compartilhamento de informações entre todos os membros dos times é facilitado por meio do armazenamento em nuvem, sendo que muitas plataformas permitem, até mesmo, a edição de documentos por mais de um usuário ao mesmo tempo.

Isso contribui diretamente para a produtividade de sua equipe, evitando a duplicidade de documentos e o retrabalho que poderia prejudicar a sua eficiência. Além disso, a informação pode circular entre os interessados de forma simples e fluida.

Segurança dos dados

Uma das maiores preocupações hoje é com a segurança da informação, já que o vazamento de dados pode ser muito prejudicial para as empresas. O armazenamento na nuvem é algo totalmente seguro.

Os dados enviados ao servidor cloud são criptografados e só podem ser acessados por pessoas que tenham autorização para isso, sendo que existe a possibilidade de serem criados grupos de acesso com diferentes permissões, garantindo, assim, a compartimentação da informação.

Entre os mecanismos de segurança existentes na maioria das plataformas de armazenamento na nuvem, podemos destacar a criptografia, a autenticação de usuários, os backups automáticos, entre outros.

Caso você esteja buscando uma forma segura e barata para guardar as informações de sua empresa, o armazenamento em nuvem pode ser uma ótima opção.

A Axes é uma empresa de tecnologia com mais de 1000 clientes empresariais e você pode se tornar um deles. Entre em contato conosco e deixe-nos ajudá-lo a escolher a plataforma em nuvem perfeita para a sua empresa!